segunda-feira, 28 de março de 2011

“Os livros são as varinhas de condão que os pais têm à sua mão para ajudar os seus filhos a crescer “.

É inegável que o hábito da leitura é um estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, capacidade verbal e concentração das crianças, além de ser algo extremamente agradável. Os livros deveriam estar presentes no dia a dia das crianças tanto quanto seus carrinhos e bonecas. Além disso, quando pais dividem com seus filhos esse momento de leitura, estarão estabelecendo um laço especial entre ambas as partes.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.

Há quem diga que o estímulo à leitura deve vir desde antes do bebe nascer. As crianças são curiosas por natureza, e o manuseio dos livros é importante para que os explorem e se habituem a eles.

Os pais são exemplos para os filhos, portanto, se uma criança observa o pai/mãe lendo irá querer imitá-lo. Se você tem um filho e não lê na frente ou com ele, não exija que ele faça isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário