terça-feira, 20 de outubro de 2009

Modelagem ( massinha ou argila)

"as crianças pequenas , ainda não possuem domínio deste material ", pois a maioria teve muito pouco contato com procedimentos relacionados à essa modalidade na escola e fora dela também. É muito comum observarmos que elas "picam" , amassam e furam a argila enquanto estão frente ao material. Sem dúvida é uma forma de exploração e de contato. Se pensarmos que quando desenham também experimentam o lápis de diferentes formas entendemos porque fazem isso com argila ou com a massinha. Assim, é muito importante que o professor aproveite e transforme isso em conhecimento do grupo. Chamar a atenção para a temperatura do material, se é frio, se já esquentou, se é pesado, leve, grande, pequeno, se cabe em uma mão, se precisa das duas, que forma tem a argila recebida. Amassar, furar, bater, alisar, apertar, torcer, e tantas outras ações que os próprios alunos realizam irão formar o repertório inicial de modelagem do grupo. Conversar sobre as produções das crianças e em roda também podemos apreciar os trabalhos com argila ou com massinhas, perguntar sobre como cada aluno conseguiu obter essa ou aquela forma, mostrar aos amigos, criar um ambiente de troca entre o próprio grupo. Anexo uma imagem de trabalho realizado com essa proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário