terça-feira, 29 de março de 2011

A turminha em aula de arte, caracterizando com massinha de modelar os personagens do filme "Bichinhos". A atividade foi um show.

A atividade com massa de modelar proporciona a criança se expressar de diversas maneiras. Inicialmente de forma bidimensional, a criança vai passando aos poucos para formas tridimensionais e utilizando a modelagem para reproduzir o mundo que já conhece. Rolar, esticar, amassar, pinçar, socar, prensar etc são ações que elas fazem com as mãos quando estão modelando.É uma atividade que auxilia na expressão criativa, na coordenação motora, na sensibilidade à diferentes texturas, na criação de formas a partir de um material disforme.Desenvolve o controle sensorial da criança Através do manuseio da massinha, ela adquire a flexibilidade manual, a destreza e o controle dos movimentos, além de desenvolver a imaginação.

segunda-feira, 28 de março de 2011

JOGOS PEDAGÓGICOS

O jogo e a brincadeira estimulam o raciocínio e a imaginação, e permitem que a criança explore diferentes comportamentos, situações, capacidades e limites. Faz-se necessário, então, promover a diversidade dos jogos e brincadeiras para que se amplie a oportunidade que os brinquedos podem oferecer.
Crianças se interessam naturalmente pelas atividades lúdicas, considerando-se este interesse os jogos educativos promovem um ambiente propício a aprendizagem, pois são atraentes e gratificantes, despertam o interesse e motivam com alegria e bom humor, o que constitui-se um estimulo poderoso para o desenvolvimento integral do indivíduo. Os jogos educativos facilitam o aprendizado e desenvolvem a disciplina, o autocontrole, a atenção, as habilidades perceptivas, a atenção e o desenvolvimento motor, sempre de acordo com cada tipo de jogo oferecido as crianças.

“Os livros são as varinhas de condão que os pais têm à sua mão para ajudar os seus filhos a crescer “.

É inegável que o hábito da leitura é um estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, capacidade verbal e concentração das crianças, além de ser algo extremamente agradável. Os livros deveriam estar presentes no dia a dia das crianças tanto quanto seus carrinhos e bonecas. Além disso, quando pais dividem com seus filhos esse momento de leitura, estarão estabelecendo um laço especial entre ambas as partes.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva,extremamente relevante à sua formação cognitiva.

Há quem diga que o estímulo à leitura deve vir desde antes do bebe nascer. As crianças são curiosas por natureza, e o manuseio dos livros é importante para que os explorem e se habituem a eles.

Os pais são exemplos para os filhos, portanto, se uma criança observa o pai/mãe lendo irá querer imitá-lo. Se você tem um filho e não lê na frente ou com ele, não exija que ele faça isso!