quarta-feira, 28 de abril de 2010

INTERPRETAÇÃO DE CHARGE

* Desenvolve o senso crítico;
* Incentiva a veia artística;
* Contextualiza temas históricos de forma lúdica...

l) O que representa o desenho da charge?
2) Por que o mosquito está feliz?
3) por que o mosquito quer que a água fique parada?
4) O que significa aqueles sinais? ( 2 fora do balão e 1 dentro do balão da fala que não é letra).
5)Quem é o autor da charge?
6) Circule na charge uma palavra que comece com vogal e tente ler.
7) Quantos objetos estão enchendo com a água da chuva?
8) O que é necessário fazer para evitar a proliferação do mosquito da Dengue?
9) Você cuida disso na sua casa?

COMBATENDO O AEDES AEGYPTI

Alunos assistindo Teatro.

Visita inesperada.Fêmea do mosquito da Dengue.

Onde estará o perigo?

A casa está bem limpinha, o pneu do balanço é furado, portanto não acumula água parada, a calha da casa está limpa, a caixa dágua bem tampada, nos cacos de vidro do muro foram colocados areia e nos vasinhos de flores também, a piscina conservada com cloro. Então onde está o perigo da DENGUE?

A fêmea botando ovos na água limpa parada dentro dos brinquedos.

A mosquita picando a menina.

A agente de saúde encontrando o foco do mosquito da dengue na água parada dos brinquedos.

Agente de saúde fazendo visitas.

A família constatando que a menina ficou doente.

Médico atendendo a menina com dengue

RODA DE LEITURA

DESCOBRINDO O PRAZER DA LEITURA E O GOSTO PELAS HISTÓRIAS.

terça-feira, 27 de abril de 2010

DAQUI PRA FRENTE 2010

QUE NUNCA FALTE UM SONHO PELO QUE LUTAR,
UM PROJETO PARA REALIZAR,
ALGO QUE APRENDER,
UM LUGAR ONDE IR E ALGUÉM A QUEM AMAR!!!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

ESSA TURMINHA DEIXOU SAUDADES...

Amo, Amo,Amo...

DIVERSÃO E CONTATO COM A NATUREZA

O contato direto com a natureza, longe da televisão e dos computadores.
O passeio pode ser um daqueles momentos gostosos que ficam guardados na memória dos alunos. As sugestões são levar máquina fotográfica, água, uma manta velha para forrar o chão. Prepare uma cesta de piquenique, leve o protetor solar e prefira roupas leves. A diversão está garantida.Como escola não podemos priorizar o ensino segmentado, o conhecimento teórico e a memorização.Além de discutir educação ambiental de forma interdisciplinar, é importante que as crianças sejam levadas a campo para ter contato físico com a natureza.Elas adoram!

BRINCADEIRA BOCA DO PALHAÇO

brincar com balões é divertido

iniciar a aula incentivando o aluno a inflar seu balão. Esta atividade propicia uma boa avaliação da resistência respiratória. O professor deve ficar atento a isto e auxiliar quem apresentar dificuldades. Após todos estarem munidos de balões coloridos cheios de ar, várias atividades podem ser propostas a fim de desenvolver a coordenação motora das crianças:
pegar o balão com a mão esquerda e depois com a direita;
passar o balão para o colega da direita ou da esquerda;
colocar o balão no alto da cabeça com a mão esquerda e depois com a direita;
colocar o balão à esquerda ou à direita do seu corpo;
colocar o balão à frente e depois nas costas;
passar o balão para o colega da frente ou de trás;
fazer gincanas, como por exemplo, colocando o balão entre os joelhos e avançando num certo espaço sem estourá-la ou deixá-la cair.

Use a criatividade!
Você pode otimizar sua aula apropriando-a para cada série. Também é possível dar um colorido especial às atividades, usando-se a música Balão Mágico como pano de fundo.

Fortalecimento dos pulmões

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder