sexta-feira, 11 de setembro de 2009

VAMOS CONTAR:1,2,3...


A história de cada um


Cada um contou um pouquinho da sua história.
Quantas crianças! Uma diferente da outra: Uma loura, outra morena,uma gorda, outra magra, uma alta, outra baixa. Algumas são meninas. Outras são meninos. todos nós temos uma história.E agora que já sabemos o que é uma biografia e para que servem vamos começar a fazer a nossa também.



LEITURA DA BIOGRAFIA DE AYRTON SENNA - FEITA PELA PROFESSORA.


TRABALHANDO COM CARTAZ


questionamentos:
O que a frase de Ayrton Senna sugere?
Qual a palavra que dá idéia de tempo na frase de Ayrton Senna?

OBSERVAÇÃO DA FOTO DE AYRTON SENNA COM 4 ANOS DE IDADE, QUANDO GANHOU O PRIMEIRO KART


Alguns questionamentos feito para as crianças:

a) A cena da foto acontece durante o dia ou a noite? Como você percebeu?

b) Você conhece um lugar parecido com o da foto? Onde fica?

c) Se você estivesse na foto, onde gostaria de estar? O que gostaria de estar fazendo?

TRABALHANDO COM A FOTO DO AYRTON SENA


Que sensação o rosto de Ayrton Senna transmite?

LINHA DO TEMPO - aYRTON SENNA


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Depoimento de uma portuguesa ao nosso País


Ai o Brasil. Quem me dera conhecer o Brasil!Tenho por este país um amor e um carinho muito especiais.Gosto do "doce" do português do Brasil, gosto da forma como estão na vida, gosto da alegria genuina que se mantém mau grado todas as agruras, as dificuldades. A vida nas favelas - e não só - por vezes não é fácil mas o riso continua, a dança continua, até perante a morte e a violência.Por tudo isto, um grande abraço de PARABÉNS aos irmãos brasileiros pelo dia que hoje festejam e que é tão importante para eles: o Dia da Independência. E, como sempre, nos posts deste fabuloso "Farol" há história, há ensinamento."
Um abraço para todos vós!

Meninos de todas as cores


Meninos de todas as cores

Meninos de Todas as Cores

Vivemos num mundo onde a diferença é uma constante. Mas a diferença não é um problema. Estamos rodeados de pessoas chinesas, espanholas, inglesas, alemãs, francesas, angolanas.... e apesar das diferenças, somos todos humanos.Desta forma, é essencial sensibilizarmos as crianças desde pequeninas de que devem respeitar quem é diferente.Apresento uma história de Luísa Ducla Soares que poderá ser utilizada como suporte de uma série de atividades relacionadas com a multiculturalidade.
MENINOS DE TODAS AS CORES
Era uma vez um menino branco, chamado Miguel, que vivia numa terra de meninos brancos e dizia:
É bom ser branco porque é branco o açúcar, tão doce porque é branco o leite, tão saboroso porque é branca a neve, tão linda.
Mas certo dia o menino partiu numa grande viagem e chegou a uma terra onde todos os meninos são amarelos.Arranjou uma amiga, chamada Flor de Lótus que, como todos os meninos amarelos, dizia:
É bom ser amarelo porque é amarelo o sol e amarelo o girassol mais a areia amarela da praia.
O menino branco meteu-se num barco para continuar a sua viagem e parou numa terra onde todos os meninos são pretos.Fez-se amigo de um pequeno caçador, chamado Lumumba que, com os outros meninos pretos, dizia:
É bom ser preto como a noite preto como as azeitonas preto como as estradas que nos levam a toda a parte.
O menino branco entrou depois num avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos. Escolheu, para brincar aos índios, um menino chamado Pena de Águia. E o menino vermelho dizia:
É bom ser vermelho da cor das fogueiras da cor das cerejas e da cor do sangue bem encarnado.
O menino branco foi correndo mundo até uma terra onde todos os meninos são castanhos. Aí fazia corridas de camelo com um menino chamado Ali-Bábá, que dizia:
É bom ser castanho como a terra do chão troncos das árvoresé tão bom ser castanho como o chocolate.
Quando o menino voltou à sua terra de meninos brancos, dizia:
É bom ser branco como o açúcar amarelo como o sol preto como as estradas vermelho como as fogueiras castanho da cor do chocolate.
Enquanto, na escola, os meninos brancos pintavam em folhas brancas desenhos de meninos brancos, ele fazia grandes rodas com meninos sorridentes de todas as cores.
Luísa Ducla Soares, Meninos de Todas as cores- créditos blog Sonhos e companhia (achei muito lindo)

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

CRIAR LEITORES É UM INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO!
VAMOS JUNTOS NESSA MISSÃO DE FORMAR GRANDES LEITORES.

É UMA RÃ? É UM CARACOL? É UM RATINHO? É UM GATO?


A T E N Ç Ã O


Não, é um...!


VAMOS MOTIVAR NOSSAS CRIANÇAS, DESPERTANDO ASSIM SUA IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL.


Depende de você fazer do seu banho uma festa!
Use a imaginação, cara!
A Ednalva, o Edson e o Edilson montaram um rio, ou um mar, e fizeram a maior bagunça.
Mas, cadê o Edmilson?

" E HORA DE HISTÓRIA"


ERA UMA VEZ... três palavras que agem como uma “senha mágica” que nos faz transportar para um mundo de histórias, de fantasia, de sonho...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

MATERIAL DOURADO QUE RECEBEMOS DO CIRCUITO CAMPEÃO

O material, mesmo destinado ao trabalho com números ( na matemática), pode ser utilizado com crianças de 6 anos de idade para desenvolver a criatividade, a motricidade e o raciocínio lógico matemático.
ATIVIDADES:
1-Jogos livres - Durante algum tempo as crianças brincam livremente com o material. O material dourado é construido de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim muitas crianças descobrem sozinhas relações entre peças. Por exemplo:podemos encontrar alunos que concluem:
-AH!A barra é formada por 10 cubinhos!
-E a placa é formada por 10 barras.
_ Veja o cubo é formado por 10 placas.

2- montagem -Obejetivo: Perceber as relações que há entre as peças.
A professora sugere as seguintes montagens:
- uma barra;
- uma placa feita de barras;
-uma placa feita de cubinhos;
-um bloco feito de barras;
-um bloco feito de placas.
A professora estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:
-Quantos cubinhos vão formar uma barra?
-Quantos formarão uma placa?
-Quantas barras preciso para formar uma placa?
Nesta atividade, também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes:
_ Vamos ver quem consegue montar um cubo com 8 cubinhos? É possível?
_ E com 27 é possível?

FORMANDO NUMERAIS COM MATERIAL DOURADO


O Material Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática.
Embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmética, a idealização deste material seguiu os mesmos princípios montessorianos para a criação de qualquer um dos seus materiais, a educação sensorial:
desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem;
gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores;
fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material;
trabalhar com os sentidos da criança.




Criação do Auto Retrato


Atividade simples, porém importante, pois com ela o aluno reflete e pensa sobre si e sua imagem. Olhar para si, se autoconhecer, se aceitar e se desenhar. Juntamente com a atividade de se auto desenhar escutaram o poema " Auto Retrato" de Mario Quintana
POEMA
( MARIO QUINTANA)
NO RETRATO QUE ME FAÇO
TRAÇO A TRAÇO
ÀS VEZES ME PINTO NUVEM,
ÀS VEZES ME PINTO ÁRVORE...
ÀS VEZES ME PINTO COISAS DE QUE NEM HÁ MAIS LEMBRANÇA...
OU COISAS QUE NÃO EXISTEM, MAS QUE UM DIA EXISTIRÃO...
E,DESTA LIDA, EM QUE BUSCO POUCO A POUCO
MINHA ETERNA SEMELHANÇA,
NO FINAL, QUE RESTARÁ?
UM DESENHO DE CRIANÇA...
CORRIGIDO POR UM LOUCO.