sábado, 29 de agosto de 2009

10 motivos para sorrir!!!


Um homem perguntou a um sábio:- Senhor, tu que és sábio, podes dizer-me o que é felicidade?O filósofo respondeu:- Nunca poderia dizer-te. Posso indicar-te apenas o caminho que te levaria até ela.- Senhor, ficaria eternamente agradecido se fizesses esse favor...O homem em sua sabedoria disse:- Pois bem: olha para frente! O que vês?- Vejo o mundo senhor.- Olha mais!Concentrando sua atenção, falou:- Vejo campos, serras, nuvens nos céus, bois pastando...O sábio insistiu:- Olha mais!- Nada mais vejo, senhor. Palavra, não vejo nada mais do que te disse.O filósofo, que entendia os limites da compreensão humana, respondeu:- O segredo está em permitir que teu coração reconheça a felicidade naquilo que teus olhos veem.

IGUAIS, MAS DIFERENTES

Através deste livrinho as crianças aprenderam que como as formigas nós parecemos iguais, mas somos diferentes cada um com suas capacidades e limitações. Porém todos muito lindos e muito importantes e especiais para todos nós.

APRENDENDO A CONVIVER COM A DIFERENÇA


Com respeito as diferenças, reconhecemos o outro em formas próprias de ser. A o contrário do preconceito, nos ideais únicos e absolutos, excluimos o outro, negamos a alteridade e acabamos por negar a nós mesmos, por ficarmos cegos as diferenças.
cada um desenhou a sua brincadeira preferida e posteriormente compararam, que não era a mesma do colega.A educação para a diversidade é um dos mais importantes desafios da escola contemporânea e será a porta de entrada para um amplo universo de estímulos, vivências, pesquisas, descobertas. Formar cidadãos que respeitem e, sobretudo, valorizem as diferenças humanas é condição essencial para o futuro de todos.


A DESCOBERTA DA IDENTIDADE


Cada um é do seu jeito. As crianças puderam observar o seu próprio corpo. Comparararam, para ver quem era mais alto(a), mais baixo(a), loiro(a), moreno(a). Conversaram bastante sobre as peculiaridades de cada um.
Esse diálogo contribuiu para a construção da auto-estima, pois a criança interioriza o afeto que nós adultos e colegas temos por ela expresso na conversa.

PESQUISA - História do meu nome


Objetivo:
*Conhecer a história e o significado do seu nome;
*Desenvolver a imaginação e a criatividade;
*Saber a história da sua vida.

FORMAÇÃO CONTINUADA DO INSTITUTO AYRTON SENNA

TEXTO 1 - ESCOLHENDO GÊNEROS TEXTUAIS PARA ENSINAR NA ESCOLA ( TEXTO - HELOISA AMARAL )

TEXTO 2 - QUEM SOU EU - BEATRIZ GOUVEIA
projeto autobiografia.

TEXTO 3 - TRABALHANDO COM TEXTOS INFORMÁTIVOS. ( livro Alfabetizando - Heloisa Prieto e Zélia Cavalcanti).


Quando as crianças e os adolescentes aprenderem, a escola demonstra toda sua força de transformar para melhor a vida desses meninos e meninas.

Mais alfabeto móvel


Trabalhando com o Alfabeto Móvel. A turma está a todo vapor!Vejam só!Com o auxílio do alfabeto móvel eles constroem palavras livremente ou de forma orientada. O alfabeto móvel constitui uma ferramenta eficaz para a compreensão do funcionamento do código lingüístico. A criança descobre o mundo letrado pensando,formulando hipóteses, expressando idéias e sentimentos,enfim apropriando-se de conhecimentos que permitem a comunicação com seus semelhantes.Muito concentrada pensando qual palavra vai ela formar.

ALFABETO MÓVEL



quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sugestão de algumas atividades que auxiliam nos avanços das hipóteses da escrita dos alunos

ESCRITA PRE-SILÁBICA
• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.
• Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;
• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos oudesenhos;
• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;
• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
• Confeccionar gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho(número de letras).Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,palavras conhecidas).
• Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras, registrando-as;
ESCRITA SILÁBICA
• Fazer listas e ditados variados (dos alfabetizandos ausentes e/ou presentes, de livros de histórias, de ingredientes para uma receita, nomes de animais, questões para um projeto).
• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita
.• Ditado de palavras do texto.
• Análise oral e escrita do número de sílaba, sílaba inicial e final das palavras do texto.
• Lista de palavras com a mesma silaba final ou inicial;
• Escrever palavras dado a letra inicial;
• Ligar desenho a primeira letra da palavra;
• Usar jogos e brincadeiras (forca, cruzadinhas, caça-palavras);
• Organizar supermercados e feiras; fazer “dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas,diário da turma, relatórios de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;
• Propor atividades em dupla (um dita e outro escreve), para reescrita de notícias, histórias,pesquisas, canções, parlendas e trava-línguas.
• Produção de textos, ditados, listas.
ESCRITA SILÁBICA-ALFABÉTICA
• Ordenar frases do texto;
• Completar frases, palavras, sílabas e letras das palavras dotexto;
• Dividir palavras em sílabas;
• Formar palavras a partir de sílabas;
• Ligar palavras ao número de sílabas;
• Produção de textos, ditados, listas.
ESCRITA ALFABÉTICA
• Investir em conversas e debates diários.
• Possibilitar o uso de estratégias de leitura, além da decodificação
.• Considerar o “erro” como construtivo e parte do processo de aprendizagem
.• Produção coletiva de diversos tipos de textos.
• Análise lingüística das palavras
.• Reescrita de texto(individual / coletiva)
.• Revisão de texto.
• Atividades de escrita: complete, forca, enigma, stop, cruzadinha, lacunado, caça-palavra.
• Copiar palavras inteiras;
• Contar número de letra ou palavra de uma frase;
• Pintar intervalos entre as palavras;
• Completar letras que faltam de uma palavra;
• Ligar palavras ao número de letras e a letra inicial;
• Circular ou marcar letra inicial ou final;
• Circular ou marcar letras iguais ao seu nome ou palavra-chave.
• Produção de textos, ditados, listas.

LISTA TEMÁTICA - BRINCADEIRAS


Atividade: Leitura e Escrita de Listas
As listas são as primeiras formas expositivas de texto. O trabalho com listas favorece a aquisição da base alfabética; possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do/a alfabetizando/a e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.
Objetivos. Favorecer a aquisição da base alfabética (dos/as alfabetizandos/as não-alfabéticos/as) e da base ortográfica (dos/as alfabetizandos/as alfabéticos/as). Possibilitar a escrita de textos em forma de lista e o reconhecimento o seu uso funcional.
Sugestões de atividades. Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-as de acordo com: a primeira e última letra; número de letra e de sílaba, vogais e consoantes, primeiras e últimas sílabas.. Lista de nomes de animais, frutas, verduras, cores, plantas, objetos, brinquedos, brincadeiras, super-heróis, novelas, filmes, time de futebol, etc.

PEDRA -PAPEL -TESOURA


Regra:
Cada um dos três sinais básicos (da esquerda para a direita: pedra, papel e tesoura).
No jogo de Pedra, Papel, Tesoura, os jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo (que significa pedra, papel ou tesoura). Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou, da seguinte forma:
Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a).
Tesoura ganha do papel (cortando-o).
Papel ganha da pedra (embrulhando-a).
A pedra é simbolizada por um punho fechado; a tesoura, por dois dedos esticados; e o papel, pela mão aberta. Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate, e geralmente se joga de novo até desempatar

BAMBOLÊ


^BAMBOLÊ


lEITURA


Recurso para crianças que estão lendo ainda silabando.Aos poucos vai aparecendo a palavra.Nesta atividade eles liam o nome da brincadeira e depois brincavam.

ADOLETA


A-do-le-tá
Le-pe-ti
Pe-ti-pe-tá
Le café com chocolá
A-do-le-tá
Os componentes fazem formação de roda, onde se desloca a mão direita de forma a bater com a palma no dorso da mão direita do seu componente do lado e assim em diante. Este movimento segue a silabação da música. O último a ser batido de acordo com a silabação da música sai da brincadeira

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PEGA - PEGA ( DA GRIPE SUINA)


ESCUTANDO AS REGRAS DA BRINCADEIRA

PEGA - PEGA (da gripe suina)


Depois de aprenderem o que é a gripe suina, como se pega, da onde veio, o que fazer para se prevenir desta doença as crianças brincaram de pega-pega. O pegador deveria contaminar o maior número de porquinhos. ao ser contaminado a criança deveria agachar. ( imitando algum sintoma da doença). Está ótima idéia foi da colega Ana Néri.

CHICOTINHO QUEIMADO


Definir qual dos participantes será o "chicotinho queimado". Ele esconde o chicotinho para que outro o encontre. Cada vez que esse alguém se aproximar do chicotinho, os colegas dizem: "está quente". Quando o participante que está procurando se distanciar: "está frio". Quando for encontrado o chicotinho, ele grita: "chicotinho queimado"!!!E está pessoa toma o seu lugar.


"chicotinho queimado"

SOLDADINHOS


Prontos para marchar:
Marcha soldado
cabeça de papel...

PASSA ANEL


terça-feira, 25 de agosto de 2009

IMITANDO SACI


PEZINHOS DE LATA


BALANÇO IMPROVISADO


CABO DE GUERRA


BATATA - QUENTE


PULANDO ELÁSTICO


PARLENDAS FATIADAS




POESIA É BRINCAR COM AS PALAVRAS...
A FLOR AMARELA
( Cecília Meireles)
OLHE A JANELA
DA BELA ARABELA.
QUE FLOR É AQUELA
QUE ARABELA MOLHA?
É A FLOR AMARELA.
Por que apresentar poesias para as crianças?
A poesia deve ser apresentada para ser sentida. Para despertar e provocar amoções. lida, falada, ouvida. a poesia deve ser uma fonte de encantamento para as crianças.Dá-se ênfase à poesia para deleitar a criança, incutir-lhe o amor, a beleza, para desenvolver-lhe a emoção poética; também o pensamento e a linguagem.